jusbrasil.com.br
21 de Setembro de 2019

Especialistas veem 'alto risco' na candidatura de Bolsonaro

O professor da UnB David Fleischer avaliou que o problema é que as siglas não têm um "candidato agregador"

Emerson Martins, Advogado
Publicado por Emerson Martins
ano passado


A candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) ao Palácio do Planalto é vista pelo sistema partidário como sendo de "alto risco", segundo cientistas políticos ouvidos nesta quarta-feira (18/7) pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Para o professor da USP Glauco Peres, o cálculo que os partidos têm feito é se vale a pena apoiá-lo, já que, por causa da reforma eleitoral, as candidaturas para o Legislativo passaram a ser prioridade. "Bolsonaro é um candidato de alto risco. Os partidos agora têm menos dinheiro e querem sobreviver à cláusula de barreira. Apesar de ele estar bem na pesquisa, a chance de chegar ao segundo turno e vencer tem muito risco associado", afirmou Peres.

O professor da UnB David Fleischer avaliou que o problema é que as siglas não têm um "candidato agregador". Os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) não cumpririam esse papel, segundo ele. "Bolsonaro é tóxico e os partidos têm medo de isso prejudicar suas outras candidaturas", disse Fleischer.

Na avaliação de Carlos Melo, do Insper, Bolsonaro está "confinado" num campo significativo, mas restrito da sociedade. Segundo ele, para grande parte dos partidos, pouco interessa apostar num eventual "campeão" de primeiro turno que fique no meio do caminho, no segundo turno. "Políticos fazem a conta e são avessos a riscos", explicou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Para o advogado Emerson Martins da EMartins advogados, caso Bolsonaro chegue ao governo, seria um desastre para o país. Segundo ele, Bolsonaro é um cara com idéias radicais que seriam maléficas para nosso cenário político atual.

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como assim, tóxico? Denegrir a imagem alheia é muito feio!

Tente elevar o conceito dos demais candidatos sem falar mal de um determinado.

Creio que o problema do país não seja o Bolsonaro e sim os demais candidatos. Pois não há concorrência, atualmente o Brasil não possui um nome em que possa dizer com a convicção "esse é meu Presidente!". Triste realidade. continuar lendo

O problema é que os políticos trabalham em benefício próprio e não para o Brasil mas basta aparecer um que deseja mudar este cenário que a elite já o vê como um risco, políticos, empresários e redes de comunicações em geral sabem que muita coisa mudaria se ele Bolsonaro for eleito e realmente espero que seja o próximo presidente continuar lendo

Não entendo. Isso é tudo conversa de esquerdista!!!! Já colocaram um metalurgico como presidente, seguido de uma presidenta que para uma mula ,só faltava a orelha. Falam que ele é radical, isso e aquilo. Os países desenvolvidos são totalmente democráticos? Vai andar fora da linha nos EUA, França, Inglaterra, vai!!!! Toma porrada na cara e na frente de qualquer reporter. Agora aqui, essa bandidagem caga na sua cabeça e vem um e diz: " Vai ser malefico, é toxico e blá,blá,blá... O brasileiro tem mais é que se f.....!!!!Hiprócritas de m.....!!!!!! continuar lendo